Pesquisar no blog

30 de setembro de 2009

Ensino de Física para Crianças???

Será possível ensinar física para crianças? Buscamos respostas para esta pergunta desafiadora e encontramos trabalhos positivos desenvolvidos nesta área de estudo.
Observa-se estudos que fazem a inclusão de Física no Ensino de Ciências, exemplo:  A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental (Clique Aqui e leia o Artigo Completo),  de Carlos Schroeder (que foi nosso colega de Mestrado no IF da UFRGS), onde o autor apresenta uma alternativa prática de incluir a Física no Ensino de Ciências para Crianças com idades entre sete e dez anos.
Verificamos que Claudia do Nascimento, fez estudos com crianças da terceira série do Ensino Fundamental, que resultou no trabalho: O Ensino de Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Lendo e Escrevendo Histórias.
As autoras Maria Helena Steffani e Zilk Herzog Meurer fizeram uso de objetos educacionais informatizados para trabalhar conceitos de física com crianças, resultando no trabalho: Ensino de ciências na 5ª. série através de software educacional : o despertar da física.
Encontramos no trabalho de Adelita R.R. Paz, Mara K. Ustra e Sandro R.V. Ustra, um estudo de inclusão da física em atividades de ensino não-formal realizadas numa creche-lar: Pré-Alfabetização em Física na Creche.
Estes trabalhos demonstram a real possibilidade de desenvolvermos o Ensino de Física com Crianças, indicando em seus escritos outros autores que trabalham nesta linha de pesquisa.
Que trabalhos você conhece nesta área? Deixe a sua sugestão.

Nenhum comentário: