Pesquisar no blog

3 de maio de 2008

O Nosso primeiro projeto das Ciências Exatas no PEIES

Titulo do Projeto: O USO DA INFORMÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA
Figura 1 – Integrantes do Projeto na Feira do PEIES da UFSM na edição de 2002 - Paulo Eliseu Weber (estudante), Valmir Heckler (orientador) e Emílio de Campos Andrade (estudante).
Apresenta-se a seguir o Resumo do Projeto
Ao deparar-se com dificuldades de aprendizagem em relação a aplicações, conceitos de física e partindo dos conhecimentos básicos de Informática adquiridos no Curso Técnico em Informática, buscou-se interação da Informática com a Física, com o propósito de facilitar o registro de maior número possível de dados, do tempo de queda de um ímã no interior de um tubo (PVC), ao qual estão conectadas 12 bobinas em série, conforme figura 2.

Cada bobina consiste em 25 espiras, que estão ligadas em suas extremidades do fio de cobre a um cabo de ligação e conectados na entrada do microfone da placa de som do Computador. Quando o ímã cai dentro do tubo, um pulso elétrico é gravado a cada instante que passa por cada uma das bobinas. Usando o software gram (aplication) Spectrogram Registration, capta-se os pulsos elétricos e os intervalos de tempo entre eles. Figura 2 – Tubo PVC, desenvolvido pelos estudantes a partir das idéias originais de Haag, 2001, integrante de grupo de pesquisa do IF da UFRGS.

Podendo, através dos dados obtidos no experimento compará-los com fatores quantitativos e qualitativos, abrindo espaço para maior possibilidade de discussão sobre temas conceituais da física como: Mecânica envolvida na queda do corpo, Força Magnética, Indução Eletromagnética, princípios de funcionamento do microfone, utilização de tabelas e gráficos Microsoft Excel, facilitando o confrontamento dos dados com valores teóricos existentes na literatura. Ocorrendo, dessa maneira, uma grande interação dos conhecimentos da informática com os conteúdos da física, sem a necessidade de altos investimentos, possibilitando o incentivo às investigações, o estímulo ao experimento e o desenvolvimento de pesquisa.
Em breve estaremos disponibilizando os principais resultados obtidos com o referido projeto. Deixe o seu comentário acerca do projeto.

Nenhum comentário: